Para ver as fotos, clicar nas imagens acima
Delegação da República Democrática do Congo
Norma e Rosangela chegaram dia 30/12 no Congo. As irmãs das duas comunidades de Kinshasa estiveram reunidas para recebê-las e festejar o Ano Novo juntas na comunidade do postulado em Mpasa. Momentos de alegria e festa celebrado com alegria.
Missão da comunidade: formação, pastoral vocacional, estudo, escola, atividades paroquiais, atendimento às pessoas que vem buscar água. São três noviças que estão em formação: Carole, Armandine e Jacqueline.
Em Mombele, as irmãs se dedicam a VTA (instituição para jovens e crianças da rua), à educação na escola Emilie de Villeneuve, ao estudo, à pastoral vocacional e na paróquia.
A ida a Idiofa foi uma aventura e tanta! Após 5 horas de espera, debaixo de um calor intenso, eis que, às 18:30 chega o ônibus que nos levará até Kikwit. O chofer começa a chamar cada passageiro e eis-nos as três, Norma, Rosangela e Mathilde no mesmo lado do ônibus, tão apertadas que não dava para tirar os pés do local. Foram 11h de viagem. Durante o caminho, eis que a chuva abundante vem regar o caminho e refrescar o calor. Por 4 vezes o ônibus foi parado para vistoria. Norma e Rosangela eram as únicas a quem pediam de mostrar o passaporte. Impossível dormir, assim que se pode ver todos os carros tombados ou parados à beira da estrada. Chegamos com chuva em Kikwit, às 06h. Ir. Pélagie nos esperava com o chofer para levar-nos a Idiofa. Antes porém, as irmãs da Sagrada família de Bordeaux nos acolheram gentilmente a fim de repousar um pouco e tomar uma ducha e um café, antes de seguir viagem.
Mais 4 horas de viagem; o primeiro trecho ótimo, depois um asfalto cheio de buracos e finalmente, já em terras de Idiofa, trechos bons e outros, rezando para encontrar um espaço para passar sem ficar atoladas.
A alegria da chegada e do encontro com as irmãs fez desaparecer todo medos vivido durante a viagem. Aí pudemos ver e ouvir a missão de acolhida e formação que realizam no Centro Nto Luzingu, o acompanhamento às aspirantes, a pastoral vocacional, acompanhamento de um grupo de jovens e crianças para liderança e os projetos para o futuro. Visitamos o terreno onde o que plantaram já está crescendo. Aí as crianças do bairro vieram ao nosso encontro. Há muito por fazer nessa terra de missão.
Também nos encontramos com o grupo de leigos de Emilie. Eles manifestaram o desejo de uma troca de experiência com outros grupos. Que tal? Quem será o primeiro a fazer esta troca de experiência?
31 de outubro de 2014: Notícias de nossas Irmãs de Pouytenga - Burkina Faso
Sentimo-nos apoiadas por todos vocês que se preocupam com a situação de nosso país neste momento. Agradecemos de coração sua solidariedade e atenção com o nosso povo. Queremos assegurar-lhes que tudo está tranquilo aqui em Pouytenga, longe das grandes cidades. Mas continuamos cautelosos...
Urgente!
O vírus Ébola continua sua corrida mortífera. Que fazer para animar os que lutam no local com o risco de sua própria vida?