Há uns dois meses atrás as Irmãs da comunidade de Nova Venécia me pediram para fazer um acompanhamento com as jovens que foram despertadas por elas nas Missões. Eu me dispus a ir na data que foi sugerida que foi de 12 a 15 de outubro. Era uma ocasião propícia, pois aconteceria uma ordenação sacerdotal no sábado a tarde.
Sinto que não posso deixar de relatar, pois pude experimentar a energia que vinha de todos os cantos da província que tornou essa experiência profundamente Sagrada. Por algum tempo fiquei me preparando espiritualmente e o material necessário para a realização do trabalho. Tinha claro os objetivos, pois era preciso organizar o tempo para realizar três coisas muito importantes:
· Visitar as famílias das jovens que estão sendo acompanhadas há mais tempo,
· Conversar pessoalmente com cada uma delas,
· Fazer um encontro com todas oferecendo elementos que pudessem favorecer o processo de discernimento.
Fui recebida pelas irmãs Luzia e Aneli de uma forma muito delicada e carinhosa às 21 horas do dia 12 de outubro. Na manhã seguinte fizemos as visitas às famílias de três jovens: Laisa, Poliana e Ana Julia. À tarde e a noite elas foram atendidas pessoalmente, além de receber os avós de outra jovem também chamada Polyana durante a tarde. Foi um dia muito intenso de emoções e de uma presença marcante de Jesus Salvador e de Santa Emilie. O que mais me encantou foi a espiritualidade, a intimidade que essas jovens têm com Jesus. Todas frequentam a renovação carismática e o movimento oferece essa experiência tão importante.
Ainda foi possível trabalhar um pouco de formação humana com os leigos nesta noite que por sinal ficaram muito contentes. No sábado fizemos o encontro com todos os jovens do Projeto de Vida. Iniciamos com a oração com o texto de Jo1, 36-39 um momento lindo de contemplação seguido do testemunho da História Vocacional das três Irmãs. Logo depois como estava previsto recebemos o diácono André que foi ordenado sacerdote naquele mesmo dia. Ele foi muito feliz na partilha do que significou o seu processo de discernimento vocacional. Os jovens se encantaram com sua História. Um caminho cheio de desafios que poderiam ter sido empecilhos para realizar esse projeto de DEUS, mas foi firme e perseverante. Disse que se fosse mulher seria religiosa e destacou toda a beleza da nossa vida religiosa.
Após esse momento tão lindo fizemos o trabalho então só com as jovens a respeito do discernimento vocacional. Irmã Aneli ficou com elas e eu continuei os atendimentos personalizados. Às 13h almoçamos e às 14h30 tomei o ônibus para Vitória.
Minha palavra a partir de toda essa maravilha é GRATIDÃO.
· O Jesus Salvador por estar a chamar jovens para serem continuadoras do nosso carisma e por estar me acompanhando com tanto carinho nesta missão.
· As Irmãs da minha comunidade me deixam livre para sair para realizar esta missão dando apoio e financiando todas as viagens.
· Á província que confia e oferece todo o apoio para que eu possa fazer esse trabalho pelo qual sou encantada.
· As maravilhosas Irmãs de Nova Venécia Irmã Luzia e Irmã Aneli pelo entusiasmo missionário, pela grande paixão pelos jovens e as delicadezas que recebi nestes dias.
· Ás Irmãs de Cariacica que me receberam com tanto carinho e levantaram às 4hs da manhã para me ver sair e ainda pagaram o táxi. Obrigada, amei estar com vocês.
· Às irmãs de toda província que enviaram mensagens e rezaram por este trabalho. Eu pude sentir essa energia tão grande que fazia meu coração pular de alegria. Um obrigada bem especial e de coração para a equipe provincial pelo apoio e carinho.
Voltarei lá para outra etapa do acompanhamento que definirá quem entrará para a casa de formação para uma experiência mais profunda. Peço com carinho uma prece especial por duas delas que já estão mais decididas: a Polyana e a Ana Julia, e orações por todas as que ainda estão um pouco indecisas.
Irmã Lurdes Corona