Em tempos de Pandemia, a Escola Coração de Jesus, baseando-se nos ensinamentos de Santa Emilie, vivencia os gestos de solidariedade e amor ao próximo.
Os Centros Educacionais da Rede Azul estão em missão, nesta quarentena, em parceria com os Agentes da Saúde da Família que ajudam a mapear e fazer chegar ajuda às mais necessitadas. Esta tarde foi entregue a terceira remessa de cestas básicas, um dos itens de urgência. Assim também, as Irmãs Azuis seguem mantendo o compromisso com a Vida.
Acompagne a missão das Irmãs e leigos junto aos indígenas do Brasil, na Amazônia, no Haiti e o projeto solidário dos Jovens da Espanha no Senegal. Clique na imagem.
Um marco para orientar toda a ação pastoral juvenil da América Latina foi lançado nesta quinta-feira (25) durante o XVII Encontro Latino-americano de Responsáveis Nacionais de Pastoral Juvenil em
Ypacarai, Paraguai. O documento “Civilização do Amor - Projeto e Missão” é fruto de um trabalho de quatro anos de jovens, assessores, bispos e estudiosos para revitalizar a atuação pastoral tendo
como centro a vida da juventude.
Atualmente, as Irmãs, os Irmãos e leigos(as) atuam nas diferentes área de Missão: Social, Evangelização, Educação e Saúde.
Partindo da metodologia de que todas as nossas ações são educadoras, as irmãs procuram valorizar a potencialidade das pessoas, reconhecendo em cada uma como ator e sujeito de seu próprio desenvolvimento. Sua presença é de aproximação respeitosa, de cuidado e de potenciar a vida integral das pessoas, que a sociedade as exclui, não possibilitando ter uma vida digna e feliz.
Na área social a Congregação trabalha com crianças, adolescentes e jovens na prevenção do tráfico de seres humanos, de violência e abuso sexual e da prostituição. Acolhem essas crianças em lares-abrigo e em creches e trabalho nas favelas e bairros populares.
A profissionalização do jovem para que possa realizar-se em sua vocação, encontrar um sentindo de vida e adquirir autonomia financeira é uma prioridade. Também atuam com jovens de zona rural através de projetos de geração de renda proporcionando uma ajuda financeira no orçamento das famílias.
Estão presentes junto às pessoas portadoras de necessidades especiais e portadores de HIV (Sida), grupos minoritários que sofrem exclusão através de sua opção sexual.
As mulheres como mães, educadoras e agentes sociais multiplicadoras são acompanhadas pelas Irmãs Azuis através de encontros de resgate de sua auto-estima, direitos e deveres, cuidado com a saúde, prevenção de violência doméstica, projetos educativos familiares, etc. Projetos de microcréditos as ajudam na geração de renda familiar, conciliando cuidado da família e trabalho adquirindo uma consciência política de direitos.
Mais de dez mil alunos(as) estão inscritos na educação formal em nossos diversos colégios. A educação integral que inspira o Carisma das Irmãs Azuis tem o educando como foco de suas ações motivando-o a desenvolver todas as suas potencialidades para colocar-se a serviço da sociedade. As famílias também desses alunos são acompanhadas através de encontros constantes e da formação de valores éticos e religiosos.
Na área da saúde as Irmãs tem um leque variado. Atuam na prevenção através da saúde alternativa, Bio-energética. Estes tratamentos baratos e de fácil acesso, contribuem na saúde integral das pessoas, devido ao atendimento personalizado, de diálogo e escuta. São aspectos que consideramos importantes para valorização da pessoa e reconhecimento de suas necessidades nos lugares mais desprovidos de condições básicas de saúde.
Também estão nos dispensários, maternidades, possibilitando um atendimento às necessidades básicas de saúde.
Na Pastoral nas comunidades Eclesiais, as irmãs acompanham as crianças na catequese formando-as para os valores humanos e cristãos, preparando-as aos sacramentos. Participam de grupos de formação de liderança seja com casais, na liturgia, na preparação ao casamento, etc.
Mas a missão é sobretudo junto às juventudes proporcionando momentos de lazer, encontros de reflexão e partilha de vida, escuta de suas dificuldades e preocupações, acompanhamento personalizado e orientação vocacional.
Destacamos o grande trabalho de várias Irmãs na Pastoral da Criança que atua junto às famílias. No Brasil, Ir. Vera Lucia Altoé está na coordenação Nacional da Pastoral. Ir. Rosângela Maria Altoé também coordena em nível internacional a mesma Pastoral. Ir. Terezinha Kunem que através de um projeto intercongregacional implantou a Pastoral da Criança no Timor Leste, agora está implantando nas Filipinas. Essa pastoral já foi reconhecida pela Conferência dos Bispos das Filipinas, uma vez que a mortalidade infantil e a pobreza são muito grandes nesse país. Mais de 100 agentes voluntárias(os) já estão atuando nos diferentes Paróquias das Filipinas.
Em toda missão das Irmãs Azuis, o eixo Justiça e Paz e integridade da Criação perpassa nossas ações e Espiritualidade no desejo de cuidar e proteger nosso planeta para que todos tenham mais vida.
As Irmãs Azuis não trabalham sozinhas, mas sempre com outros(as) que desejam construir pontes de solidariedade, de justiça e de direitos de todas as pessoas, como bem afirma nosso documento do último capítulo geral de 2008: “Interpeladas/os pelos desafios deste TEMPO, queremos fazer de nosso compromisso com a Missão uma prioridade ao serviço da vida, partindo do paradigma da relação, que se torna encontro humanizante, com o frágil, pequeno, ambíguo, a partir de nosso ser de “aprendizes” do Mestre que nos coloca em sintonia com a herança carismática que nos vem de Emilie, recriando os ícones de educadoras(res), samaritanos e peregrinas(os)”
Soeur Ivanete Dal Farra
A MISSÃO AZUL NO MUNDO - FACEBOOK
Link: Clicar Saiba mais>
Uma missão com os pobres partilhada com leigos e leigas
Nuria e Ivanete estiveram visitando a comunidade de Pananbí e Flor de Maroñas em Montevideo nos dias 15, 16 e 17 de março.
Um grupo de alunos do Colégio Emilie de Villeneuve, coordenados pela professora Maria Angélica Teixeira, as irmãs Iandra Cristina Vieira e Elizane Bocalon e a Postulante Samila da Fonseca Reis
dedicaram a primeira semana das férias de julho em uma missão de solidariedade junto à comunidade quilombola de Bombas Leia mais>
Leia mais sobre o APRENDIZAGEM SOLIDÁRIA acessando http://www.colegioemilie.com.br/
“Irmãs azuis” em missão itinerante
Eis-nos em plena atividade!Uma agradável e profunda descoberta do Povo Haitiano no Haiti. Por Izabete Dal Farra, cic Porto Príncipa, 09/05/2013
De Nuria em visita à Comunidade do Haiti : "Vivi dias intensos constatando quanta gente continua passando muita fome. Vi, senti e muitas mulheres começam o dia sem nada, buscando fazer algo para dar de comer aos filhos"...
http://fr.calameo.com/read/00054864843b460e7f953
Haiti, Porto Príncipe, 29 de Julho de 2013
Irmãs e Irmãos da “Família Azul”,
Seguramente vocês estão estranhando de não ter recebido notícias nossas. Hoje, de modo particular, nossas asas se levantam para chegar à cada uma de vocês, com nossas notícias. Queremos chegar à cada família, cada comunidade, colégio, amigos de Emilie e todas as Províncias, Vice-Províncias e delegações…
A Comunidade Missionária do Haiti: Antonia, Rosa, Izabete e Isabel
Várias Irmãs Azuis colaboram na Pastoral da Criança, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)....
Participam do congresso no Centro de Eventos cerca de 500 pessoas...
Irmã Terezinha Kunen se encontra neste momento em Aparecida representando as Filipinas assim como a Irmã Rosangela Maria Altoé e a Coordenadora Nacional, Irmã Vera Lúcia Altoé. Nossos votos de um Congresso frutuoso.
Ler mais e acompanhar o evento pela site da Pastoral da Criança>
Haï
t
i Notícias das nossas missionárias:
Hace tiempo que queremos compartirles cómo vamos viendo nuestra vida Azul en Haití, y por un motivo u otro nos hemos atrasado en las noticias.
COM ESTE ARTIGO VOCE PODE: Ver fotos: 2012>
Cuiabá
Com os Chiquitanos:
Hoje, dia 05/02/2012, pela manhã, ocorreu o vestibular na UFMT para os Povos Indígenas. Nós hospedamos no Colégio Notre Dame de Lourdes, 30 Chiquitanos, 07 Nambiwara e 01 Paresi.
Eu, Ir. Marluce Almeida e Verone Cristina da Silva tivemos a oportunidade de participar da defesa da tese de doutoramento do antropólogo e padre jesuíta Aloir Pacini...
IGREJA DE MANAUS TUA VIDA É MISSÃO
Faz um mês que estamos na Missão em Puraquequara - Manaus – Amazonas...
Na Argentina o Centro “Honrar a Vida” segue dando passos
Temos chegado na metade do ano, tomamos um descanso e já reiniciamos as atividades da segunda metade do ano. Este foi um tempo para buscar em nosso interior o que temos colhido. Olhamos o tempo percorrido e vemos que foi bom! E em grande parte temos alcançado os objetivos que havíamos proposto. São muitos colaboradores que ajudam a transformar o Convento em “Casa de todos/as”.
Irmã Sônia
“TIRE AS SANDALIAS, ESTE LUGAR É SANTO”(EX3)
Passo a passo, pouco a pouco e o caminho se faz. Nossa presença Azul no Amazonas segue experimentando realidades e fazendo experiência de Deus que nos chama...
Igreja de Manaus tua vida é missão.
Nossa Missão segue marcando passos e fazendo banzeiros nas águas do Rio Amazonas e no Lago Puraquequara.
Agosto de 2012
“...Tudo isso indica que vamos rumo a um novo estilo de vocação religiosa, mais reduzida e minoritária...
Acabamos de completar “nove meses de vida no Haiti”
Leia mais> Ver as fotos>
Hoje, 2 de junho concluímos a Assembléia de Delegação e também a visita de Núria.
Dia sete de setembro participei como também Ir. Marluce e Ir. Ednéia do 18º Grito dos Excluídos. Foi um espaço onde grupos, entidades...