CELEBRAÇÕES


[Voltar]


  

Celebração para o Dia Internacional da Família 

                                   15 de Maio

 

Abertura:

Este é um convite a celebrar “O Dia Internacional da Família” nas comunidades e nas famílias. Foi proclamado em 1993 pela Assembléia Geral das Nações Unidas e é comemorado no dia 15 de maio, sinal da importância que a comunidade internacional dá à família. Celebrar “O Dia Internacional da Família” é uma oportunidade para tomar consciência das temáticas relacionadas à família e ampliar o conhecimento das questões socioeconômico e demográficas que afetam as famílias. A Comissão JPIC agradece às Irmãs da Sagrada Família de Bordeaux (SFB) por oferecer esse modelo de celebração.


A celebração propõe ações simbólicas que convidam a uma oração reflexiva. O que se sugere é criar um clima de tranquilidade, com um fundo musical; se possível, traçar no chão uma espiral e marcar nove lugares para nove velas que serão acesas durante a celebração.

 

A celebração começa com um tempo de silêncio para motivar a reflexão pessoal sobre a palavra “Família”.

 

Vela 1: acende-se a primeira vela no meio da espiral com a finalidade de centrar tudo em Deus – Vamos pensar em: 

Deus como FAMÍLIA, Relação, Aquele que doa a Vida, o Amor Eterno  (pausa)

 

Oração: Deus da Vida e do Amor, vossa Palavra foi proclamada desde a eternidade. Em Vós vivemos, nos movemos e somos. Abri-nos à vossa voz que é profunda em cada um de nós, à vossa voz que é presente nas maravilhas da criação e além delas; abri-nos ao mistério de sermos “família com e em vós”.

 

Vela 2. Vamos pensar na Família universal, dom do amor criador de Deus – isto é, os bilhões de galáxias, de planetas, de estrelas; sua surpreendente formação durante bilhões de anos; o dom da luz e da escuridão, da vida e da morte que mantêm o universo em seu ser. (pausa)  

Oração: Deus, pelas maravilhas do universo, pelas explosões, pelo caos, pelo movimento, pelo equilíbrio perfeito: pelo “trabalho de vossas mãos”, nós vos louvamos!

 

Vela 3. Vamos pensar na Família que é nossa galáxia, formada de bilhões de estrelas, de planetas brilhantes, do sol, da lua e da casa comum, a Mãe Terra (pausa).

 

Oração: Nós vos agradecemos, Deus carinhoso, pelo espaço Terra no vasto universo e pela rede das relações que mantém a vida sobre a Terra. Abri-nos ao mistério de todos os seres.

 

Vela 4. Vamos pensar na Família que é a “Terra “ - por muitas etapas de crescimento e por muitos desafios - pequenos organismos nos oceanos se abriram a novas possibilidades; milhões de espécies de plantas e de animais apareceram e, depois de um longo e carinhoso processo, nós, os humanos! (pausa)

 

Oração: Tudo o que vive e que respira, louve a Deus. Quão grandes maravilhas criastes, oh Deus da Vida! Que o respeito para com o outro nos conduza a alegrar-nos de nossas diferenças e a celebrar a nossa interdependência e unidade.

 

Vela 5. Vamos pensar na Família humana, dotada de consciência, de capacidade de escolher, de admirar, de celebrar a vida com todos os seres. Dessa família veio Jesus, vosso Filho, nosso Salvador. Ele pertenceu a uma pequena família de um povo em luta; mostrou-nos a maneira diferente de viver como uma só família humana, à escuta da família da natureza e do coração de Deus. (pausa)

   

Oração: Deus de misericórdia e de compaixão, a consciência humana é um dom que recebemos de Vós. Muitas de nossas opções não respeitam a maravilha do sagrado e da fragilidade da vida que partilhamos com todos os seres. Abri-nos a vossa maneira de viver e de amar pela qual Jesus viveu e vive através do Espirito que está em nós e entre nós.  

 

Vela 6. Vamos pensar na Família de todos os Cristãos: espalhada pelo mundo, como igreja, chamada a viver na luz de Cristo, a celebrar o amor incondicional e inclusive de Deus, vivendo como “membros da mesma família”, no respeito e no amor por todos e todas (pausa).

 

Leitura: Marcos 3:31-35    

       Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus; ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Havia uma multidão sentada ao redor de Jesus. Então lhe disseram: “Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram”. Jesus perguntou: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” 

       Então Jesus olhou para as pessoas que estavam sentadas ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (tempo para partilhar a reflexão)

 

Oração: Durante os últimos 20 séculos a vida dos cristãos foi causa de dor e de sofrimento em nosso mundo. Deus que Vos doais a Vós mesmo, tão perfeitamente manifestado em Jesus, levai-nos a ver mais claramente a profundidade dessa mensagem e a viver mais radicalmente o amor que cura e liberta. Conduzi-nos a conviver com crentes e não-crentes igualmente, por nossos gestos e também por nossas palavras, dons para este mundo que machuca.

 

Vela 7. Pensem agora em vossa própria família, os antepassados, todos os parentes de sangue ainda vivos, nos caminhos que os diferentes membros tomaram; nas relações mantidas ou perdidas; em famílias que se esvaziam e em novas famílias e comunidades que se formam ... (pausa)

Oração: Deus de Amor, celebramos com gratidão a capacidade de dar e receber o amor, o sofrimento e a mudança, o morrer e o nascer que é presente na vida das famílias. Cuidamos com carinho daqueles que são forçados a separar-se por causa da guerra, da pobreza; aqueles que são marginalizados, feridos pelos desentendimentos e pela falta de perdão.

 

Vela 8. Vamos pensar nos:Pais e crianças e nos desafios que hoje existem na vida das famílias, no amor que nos torna capazes de constante entrega e de sacrifício para que a nova geração possa ter vida com justiça, liberdade e segurança. (pausa)

Oração: Deus, nosso Pai-Mãe, nosso futuro de família está em vosso amor criador. Depende também de como vivemos o amor nas coisas mais simples e nas grandes opções que atingem nossas vidas de membros da família humana e da família terra. Abri-nos a vossa sabedoria e a vossa luz para aprender a SER FAMÍLIA de acordo com vossa Vida de amor e de entrega incondicional …

 

Vela 9.Oração espontânea de gratidão e de intercessão ou de partilha da reflexão acima mencionada.

 

Conclusão: uma versão reflexiva (como a que segue ou outra) da oração da família que Jesus ensinou:

Pai nosso, Mãe nossa, que vosso nome, vossa presença em todos os seres, seja santificada, venha a nós o vosso Reino. Nossa vida seja vivida na reciprocidade, de maneira sustentável, para todos e todas, com responsabilidade e cuidado da família humana e da família terra. Perdoai nossas opções egoístas e ajudai-nos a perdoar a nós mesmos (as) e a aqueles-aquelas cujas opções egocêntricas ofenderam a vida de muitos em nossa casa, e na Mãe Terra. Atraí-nos, oh Deus, à vossa Vida e amor e tornai-nos fortes em nosso ser Família. Amém.

 

Fonte: JPIC - UISG