Queridas irmãs. Queridos irmãos, queridos amigos
A comunidade Trindade Santa, vem com toda a alegria de nosso coração, como a Bem Aventurada Jeanne Emilie, renovar e confirmar nosso seguimento de Jesus Salvador.
Queremos partilhar a bela experiência vivida e as descobertas desse SIPT no fim do módulo sobre os votos.
Nós nos endereçamos a cada um e cada uma, um grande e sincero obrigada pelas orações que unem fortemente nossos corações e nossos espíritos como membros pertencentes à mesma família.
E Irmã Marta PENA, Carmelita da Caridade, que nos acompanha no tema: “seguir Jesus na Vida Consagrada e os Conselhos Evangélicos”. Querendo fazer um estudo aprofundado dos votos, é necessário
revisitar a vida Daquele que nos dá sentido à nossa Consagração. Foi assim que ela introduziu o tema convidando-nos primeiramente a “Fixar nossos olhos sobre Jesus para segui-lo com
radicalidade”. O acento foi, sobretudo, colocado na sua humanidade bem descrita nos Evangelhos, de modo específico em Marcos. Isso nos conduziu a um aprofundamento do capítulo 1, 14-45 que
nós nomeamos a jornada bem repleta ou as “24 horas: crono de Jesus”. Nós não seguimos uma idéia, mas seguimos uma pessoa que é Jesus. Aquele que percorreu cidades e vilarejos, tocando,
curando os doentes, fazendo a experiência da fome e do cansaço, aquele que a partir do simples barco de pesca de seus primeiros discípulos anunciou a Boa Notícia do Amor de Deus para a
humanidade. Ele está atento aos pequenos, aos pobres sem defesa. Ele proclama um Reino de paz, de justiça e de liberdade. Esta missão itinerante de Jesus é um chamado urgente para viver a
solidariedade, o amor, a disponibilidade interior e o espírito missionário. “A messe é abundante e os operários pouco numerosos”.
Através deste módulo, nós realizamos mudanças significativas permitindo melhor compreender nossos votos a partir de Jesus pobre, casto e obediente. Os votos não são absolutos, mas meios propostos
para viver o seu seguimento.
O voto de pobreza é um apelo a entrar num modo de ter ou não ter. Nós descobrimos a importância de passar de uma pobreza de dependência a uma pobreza que passa por uma decisão pessoal e
comunitária. Este voto nos impulsiona a um despojamento total, à imagem de Cristo que, de « rico que era se fez pobre para nos enriquecer pela sua pobreza » (2 Cor 8,9). É todo o sentido de sua
kénose, sua liberdade e sua vida toda doada na gratuidade.
O voto de castidade é um programa de vida para todo homem, toda mulher, é uma arte de viver o amor de forma libertadora. Nossa afetividade encontra sentido na de Jesus. É um convite a viver um
amor generosamente oferecido a todos especialmente aos membros sofredores.
Quanto ao voto de obediência, nós fomos interpeladas por algumas características de Jesus. Ele está completamente voltado ao Pai. Ele toma consciência que sendo fiel a sua missão, ele caminha
para a morte. Com esse voto, nós somos convidadas a viver a dependência como pessoas consagradas.
Há uma forte interpelação a encontrar a dimensão profética dos votos. Eles devem ser compreendidos e vividos como um engajamento à imitação de Jesus e como sinal de Esperança num mundo mais e mais difícil e complexo. Pois, “é isso que nosso mundo necessidade agora, o que ele respeita, pede e compreende agora, não é a pobreza, a castidade e a obediência. É uma justiça generosa, um amor audaz, uma escuta sem limites... uma vida religiosa que faz o voto de ser o que o mundo tem mais necessidade: um apaixonado audaz, um voto a favor dos pobres, uma procura de verdade. É apenas este tipo de pobreza, de castidade e de obediência que o mundo presente espera, chora e reclama” (cf. Joan CHITTISTER, Fogo sobre as cinzas. Uma espiritualidade para a vida religiosa contemporânea.)
Queridos Irmãos e irmãs, queridos amigos, com vocês, nós nos sentimos renovadas e confirmadas em nosso desejo de seguir Jesus pobre, casto e obediente. Possa Maria Imaculada, nossa companheira de
caminho sustentar nossos passos na realidade cotidiana.
Nas vésperas da Solenidade da Assunção, nós desejamos a todas e a todos, uma ótima festa.
Fraternalmente suas Irmãs da comunidade Trindade Santa.
Marie Noëlle DIOUF, Emérentienne HUEGBAN et Thérèse NTUMBA