Em atenção ao pedido do Eminentíssimo Cardeal Ângelo Amato, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o Sumo Pontífice BENEDITO XVI concede o indulto, para a Canonização da Beata Jeanne Emilie de Villeneuve, Fundadora da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, a fim de que possa ser estudado o milagre da cura da menina Emilly Maria de Souza, atribuída à intercessão da referida Beata, ocorrida anteriormente à solene Beatificação.
Entregaram-me também a Cópia Pública do Processo. Foi com emoção que recebi esse Volume que, como o nome indica, torna público os atos do Processo de Petrolina:
Cópia Pública do
Tribunal Diocesano
de Petrolina
sobre o Milagre
atribuído à Beata
Jeanne Emilie de Villeneuve
CÓPIA PÚBLICA
TRIBUNAL DIOCESANO
NA DIOCESE
DE PETROLINA
Realizado sobre o milagre atribuído à intercessão da Beata
Jeanne Emilie de Villeneuve
Fundadora da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres
(1811-1854)
Volume Único
Pág. I a VIII e 1 a 178
Ano 2012
É preciso aguardar a próxima etapa que terá início somente no mês de setembro.
Neste intervalo de tempo devemos providenciar a tradução em italiano das Sessões do Tribunal Diocesano e das Declarações das Testemunhas para serem entregues à Tipografia, pois a Positio sobre o Milagre deve conter o texto original e o texto em italiano.
Continuemos a entregar o Processo ao Sagrado Coração de Jesus pelo Coração Imaculado de Maria.
Maria Luíza Ayres
Roma, 26/06/2012
Informativo nº 13
Queridas Irmãs e Irmãos,
Estamos ainda no mês do Sagrado Coração de Jesus e as graças continuam a bater às nossas portas.
Ontem, 25 de junho, chegaram os documentos do Tribunal Diocesano Extraordinário de Petrolina. E esta manhã fui entregá-los à Congregação para a Causa dos Santos.
O Padre Turek recebeu-me com alegria dizendo-me:
“O Santo Padre escreveu de próprio punho a dispensa do tempo para a apresentação da cura de Emilly Maria de Souza, atribuída à Beata Jeanne Emilie de Villeneuve, ocorrida antes da beatificação”.
Cada semana, na 6ª feira, são realizados Congressos na Congregação para a Causa dos Santos para apresentação e aprovação dos Processos em andamento.
O P. Turek me disse: “Vamos fazer o possível para apresentar esse Processo no Congresso do dia 6 de julho. Telefone-me após esse dia e eu darei notícias”.
Seguem fotos para ver como a Emilly está bem.
Continuemos unidas na Ação de Graças e na entrega do Processo ao Sagrado Coração de Jesus pelo Coração Imaculado de Maria.
Maria Luíza Ayres
Roma, 16/06/2012
Informativo nº 12
Queridas Irmãs e Irmãos,
Ontem, dia 15, a Igreja comemorou a Solenidade do Coração de Jesus e hoje, a Festa do Coração Imaculado de Maria. E hoje, algo sobre o Processo de Nossa Boa Madre começou a se concretizar.
O informativo nº 11 foi enviado exatamente há 5 meses. Como disse anteriormente, estamos na fase Romana do Processo, com procedimentos determinados, dos quais é preciso aceitar os tempos, as demoras e os imprevistos.
É preciso pensar, também, que estamos num terreno sagrado e que é Deus que conduz as coisas. Portanto: “abandono e confiança”.
Ainda no mês de janeiro recebi a informação de que a Cópia Pública do Processo de Petrolina já estava impressa. É fácil imaginar com que emoção fui à Congregação para a Causa dos Santos, esperando receber o volume com a impressão oficial do Processo. Mas as coisas não eram simples.
O Padre Turek, encarregado de transmitir ao Cardeal Ângelo Amato, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, as correspondências e atos que chegam ao seu departamento, ao receber-me em sua sala, me disse: não podemos entregar a Cópia Pública do Processo antes que o Cardeal emita o Decreto de Validade dos Atos de Petrolina. Eu já tinha feito a solicitação. Era preciso aguardar...
No início de maio, ele me chamou. Ao entrar em seu escritório, ele me esperava juntamente com a Secretária do Cardeal Ângelo Amato. Eles me comunicaram:
1. O milagre apresentado aconteceu antes da Beatificação. Neste caso é preciso pedir ao Papa a dispensa do tempo.
2. No Diário da UTI onde Emilly permaneceu de 5 de maio a 14 de maio de 2008, há vários médicos que fizeram plantão, como demonstram as assinaturas. Porque só um dentre eles foi solicitado a depor no Tribunal Eclesiástico? É possível pedir que, pelo menos 2 médicos dentre eles, façam uma declaração e prestem juramento diante dos membros oficiais do Tribunal Eclesiástico de Petrolina?
E o Padre Turek concluiu: “me avise se isso é possível para que possa providenciar a solicitação ao Papa da dispensa do tempo”.
Foram tomadas imediatamente todas as providências:
- contato com as Irmãs da Comunidade de Petrolina.
- envio de carta explicativa da situação às Irmãs, ao Bispo D. Paulo Cardoso que instruiu o Processo, ao seu sucessor D. Manoel dos Reis de Farias e aos membros do Tribunal Eclesiástico.
- solicitação de contatos com os Médicos em questão e de constituição de uma Sessão Extraordinária do Tribunal Eclesiástico.
Foi preciso tempo para tudo isso. Tanto as Irmãs como os membros do Tribunal não hesitaram em responder às solicitações e não mediram esforços para que tudo fosse realizado.
Após várias buscas, contatos, pedidos, no dia 12 de junho foi realizada a Sessão Extraordinária do Tribunal Eclesiástico na presença do Delegado Episcopal, Padre Manoel Rodrigues dos Santos, do Médico Perito, Dr. Erico Wanderley Lima, do Promotor de Justiça, Padre Francisco Ferreira Leite e da Notária, Senhora Goretti Alice Rego Brandão Agra.
Testemunharam os médicos: Dr. Rossini Troccolli Lacerda Junior e Dra. Verusca Bezerra Mendonça Ribeiro.
Ir. Ana Célia conseguiu dos pais de Emilly a licença de levar a menina para que os médicos pudessem vê-la.
Aqui vai um grande agradecimento às Irmãs de Petrolina e a cada membro do Tribunal pelo empenho, dedicação e fidelidade em responder ao que lhes foi solicitado.
Esta manhã, festa do Coração Imaculado de Maria, consegui contatar o padre Turek para referir-lhe a realização da Sessão do Tribunal. E lhe perguntei sobre a questão da dispensa do tempo. Ele me respondeu: “Já enviamos a carta ao Santo Padre. O processo é demorado, pois deve passar por vários setores. É preciso aguardar...”
Ao lhe perguntar: O Senhor acha que haverá dificuldade na concessão dessa dispensa? Ele me respondeu: “Acho que não”. Isso me deu uma grande esperança.
Continuemos a pedir com muita confiança ao Coração de Jesus de olhar com carinho o Processo de canonização de Nossa Boa Madre, por intercessão do Coração Imaculado de Maria.
Maria Luíza Ayres
Roma, 03/12/2011
Informativo nº 10
Queridas Irmãs e Irmãos,
Como foi dito anteriormente, no Informativo nº 9, a Congregação para a Causa dos Santos marcou para este dia, 3 de dezembro de 2011, a abertura oficial da Caixa contendo o Processo de Petrolina.
Neste dia 3 de dezembro, a Igreja comemora a festa de São Francisco Xavier. Recordemos o que nos deixou Emilie em seu Diretório Espiritual: “Dedicadas, como S. Francisco Xavier à salvação das almas, considerem este generoso apóstolo como um de seus principais padroeiros; peçam-lhe de comunicar-lhes o zelo pela glória de Deus que consumia sua bela alma...”
E a Congregação Para o Culto Divino, ao conceder-nos o DECRETO relativo ao nosso CALENDÁRIO PRÓPRIO, confirmou esse desejo de Emilie, nomeando-o como Padroeiro da Congregação.
Portanto, num dia tão significativo para nós, como Congregação, vivemos esse acontecimento. Estavam presentes: Anne Béatrice, Ivanete, Marie Bénédicte e Maria Luiza.
Monsenhor Giacomo Papalardo iniciou a sessão com uma oração, no final da qual invocou a proteção da Beata Emilie de Villeneuve, e procedeu à abertura dos documentos.
Marie Bénédicte filmou esse evento, que pode ser visto no Site da Congregação.
Em seguida foi entregue a carta dirigida ao Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos solicitando o reconhecimento jurídico dos Atos de Petrolina.
Com Nossa Boa Madre continuemos a confiar ao Coração de Jesus esse Processo que inicia uma nova etapa.
Bem unida a todas e a todos
Maria Luiza