Comunidade de Pananbí e Flor de Maroñas em Montevideo - Uruguay


[Voltar]


Uma missão com os pobres partilhada com leigos e leigas

 

Nuria e Ivanete estiveram visitando a comunidade de Pananbí e Flor de Maroñas em Montevideo nos dias 15, 16 e 17 de março.

Vivemos momentos inesquecíveis partilhando as experiências missionárias junto aos pobres e com a comunidade Educativa do Colégio Notre Dame.

Nossos três dias passados na comunidade foram intensos. No colégio Notre Dame, dia 16/03, pudemos visitar os diversos espaços, apreciar a linda área verde e as melhorias realizadas no prédio. Ao partilhar os projetos Educativos com a equipe de direção constatamos que o Carisma Azul está bastante vivo e perpassa toda proposta educativa.

Foi muito forte a partilha da experiência dos líderes, grupo composto de ex-alunos e alunos que assumem os acampamentos na escola e realizam experiências de missão junto aos pobres.

Finalizamos este dia com um momento de espiritualidade com o grupo de leigos e com os jovens para “estar aos pés de Jesus” como nos convida Emilie e agradecer a Deus porque essas coincidências de viver em comunidade nos fazem apalpar a presença Dele em nossa vida.

Dia 16, estivemos no Bairro Flor de Maroñas. Ir. Clara Rosa vive aí inserida junto aos mais pobres trabalhando na área de prevenção da saúde e comunidades de Base. Sentimos muito forte a presença dos leigos que somam força na missão.

Para finalizar nossa visita, tivemos dois outros momentos intensos: a visita a Casa Alegria que atende crianças de um assentamento, bairro próximo a casa das Irmãs. Nesse local, elas recebem merenda, têm atividades educativas e recreativas.

Por fim, partilhamos com a liderança do grupo NIDO. São jovens e adultos que trabalham com as crianças pobres do bairro. Muitas conquistas já foram realizadas em vista da melhoria do povo, dentre as ações, uma delas foi mudar o rosto do bairro trocando o lixão por uma linda e agradável praça.

Partimos felizes e agradecidas a Deus e às Irmãs: Julia Esther, Maria Mauro e Clara Rosa pela acolhida e pela linda missão que realizam no Uruguai.

Ivanete Dal Farra

18/03/2012