Encontros que deixam marcas...
A equipe geral visitou nos dias 14 e 15 de fevereiro a comunidade N.Sra das Graças.
A comunidade composta pelas Irmãs: Marluce Almeida, Ir. Antônia Marlene Pinto, Ir. Carmen Vitorazzi, Edinéia Rosa da Silva, atua no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, na Pastoral Carcerária, na Pastoral da Criança (Bolívia) e com os Povos Indígenas Chiquitanos.
Dia 15, foi dedicado à visita ao Colégio. Fomos muito bem acolhidas pela direção, professores, funcionários que manifestaram seu carinho e reconhecimento às irmãs Azuis.
No diálogo com a Coordenação da Escola, sentimos muito forte a presença do Carisma Azul que permeia toda ação Pedagógica, marcando assim, a identidade da escola católica.
No final da tarde, encontramo-nos com o grupo de Leigos que partilham o Carisma de Emilie (MILFA). Um grupo marcado pelo engajamento missionário na catequese, na Pastoral Familiar e com os pobres.
Agradecemos a comunidade das Irmãs e à comunidade Educativa pelos bons momentos passados juntos. Nosso coração está repleto de gratidão a Deus e cada um(a) pelas sementes de Vida, de valores e crescimento que estão sendo semeados no coração dessas crianças, adolescentes e jovens.
Ivanete Dal Farra
15/02/2012
Uma comunidade a serviço da acolhida
Visita da Equipe Geral à comunidade da Casa Provincial
Nos dias 16 e 17 de fevereiro, a Equipe Geral de Animação da Congregação esteve reunida com a comunidade da Casa Provincial.
Esta comunidade tem como missão a acolhida e o serviço.
Acolhida de Irmãs de passagem, Irmãs idosas, doentes que vem para se restabelecer por um tempo e também das famílias de nossas Irmãs.
Serviço generoso da Província por meio da animação das irmãs e administração da Economia Solidária. Além disso, algumas irmãs também se dedicam a formação de lideranças leigas na Paróquia São Gonçalo.
Agradecemos a todas pela acolhida fraterna e podemos dizer que nessa comunidade “Betânia” nos sentimos à vontade, pois o espírito de família que nos caracteriza, estava bem presente.
Visita da equipe Geral à comunidade Maria Umbelina
A comunidade é composta das irmãs: Madalena Fazolo, Lourdes Terezinha de Almeida, Terezinha Fregona e Márcia Cristina Verdego.
Situada na periferia de Cuiabá, esta comunidade nasceu para atender crianças pobres a fim de que suas mães pudessem trabalhar durante o dia. Assim, a creche do Jardim Vitória atende, em período integral, 185 crianças até 6 anos de idade. Para Ir. Madalena, diretora da obra, é uma alegria muito grande ver estas crianças bem alimentadas e ter uma boa formação. O atendimento e orientação à família através das visitas e reuniões de formação, segundo a diretora da creche, é essencial.
As irmãs também trabalham na comunidade eclesial com os sofredores de Rua, as pessoas da terceira Idade, a juventude e visita às pessoas doentes do Bairro.
Tivemos a oportunidade de percorrer o Bairro e constatar o carinho e a acolhida das pessoas que nos receberam de coração aberto, sobretudo, sentir o quanto as irmãs são apreciadas pela missão que realizam.
Ivanete Dal Farra
19/02/2012
Em terras Pantaneiras....
Visita da equipe Geral à comunidade de Poconé
A comunidade composta pelas irmãs: Izabel Partelle, Ercília de Jesus, Ana Angélica Neves e Lúcia Maria da Silva foi a última comunidade da província a ser visitada nos dias 20 e 21 de fevereiro.
Uma calorosa acolhida marcou nossa passagem junto a essa comunidade formadora e educativa.
As Irmãs dedicam-se de modo especial à missão do Colégio Madre Luiza Bertrand, à formação e à Pastoral eclesial. Duas aspirantes fazem parte da comunidade: Daiane e Sávia.
Anne Beatrice e Ivanete puderam conhecer o Pantanal e apreciar a beleza da diversidade de flores, aves e animais...
Um ponto alto dessa visita foi o encontro, dia 20, com o grupo de leigos MILFA. Sentimos o quanto o grupo está num processo lindo de crescimento e de vivência do Carisma. Isso graça ao Atelier do Bicentenário que está sendo realizado nos encontros com Ir. Isabel Partelle. Através de uma dinâmica coordenada pelo próprio grupo, pudemos conhecer tudo o que foi realizado no ano passado de missão com os pobres, retiro, formação, encontros, solidariedade, etc.
(veja mais no site dos leigos).
Agradecemos à comunidade e aos leigos pela acolhida e delicadezas...Passamos momentos significativos juntos e certamente sentiremos saudades.
Ivanete Dal Farra
21/02/2012