Celebrações e festas


[Voltar]

Celebração de Vida Consagrada

No dia 14 de outubro, encerramento do 15º Capítulo da Província de Mato Grosso, celebramos, solenemente os 60 anos PP (Ir. M. Estevão), 50 VP (Anhese, Edith Giovanella e Novelina), 50 VT (Lourdes Terezinha e Lurdes Anita), 25 VP (Ivete, Carmen, M. Thereza e Joaninha).

O celebrante, D. José Vieira de Lima, Bispo emérito de São Luís de Cáceres e primo de nossa querida e inesquecível Ir. Alvina, deixou muito claro a nossa missão de discípulas e seguidoras de Jesus Salvador.

Foi momento de muita ação de graças. A equipe de liturgia preparou-a com muita vida. As leituras do dia foram significativas. Destacamos do Livro da Sabedoria 7, 7-11: “Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza... Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga.”

De graça recebemos, de graça queremos servir os pobres e membros sofredores de Jesus.

Magnificat!

A FAMÍLIA AZUL DE MATO GROSSO -  celebra a Imaculada Conceição de Nossa Senhora.
Às 8 horas, na capela do Colégio Notre Dame de Lourdes, a grande Família Azul (irmãs, sacerdotes, leigos/as do MILFA, familiares das irmãs, amigos/as) celebrou, com muito fervor e alegria a Imaculada Conceição de Maria, deixado pela Beata Emilie , para nossa Mãe, Modelo e Patrona.

A Novena preparatória feita nas diferentes regiões (Mato Grosso, Manaus, Bolívia) preparou-nos para esse grande dia, em que, unidas a toda Congregação, pedimos sua intercessão pelo 42º Capítulo Geral.

As fotos falarão mais que as palavras, bem como a poesia de M. Cândida de Arruda Martins, membro do MILFA de Poconé.

Estamos muito felizes/ Vivendo com Maria/
Ela acompanha nossos passos/ nos protegendo todos os dias.

Maria é  a Estrela/ Que nos ilumina e nos dá proteção/
Ela é pura e nós a chamamos/ De Imaculada Conceição..

Tudo o que invicamos/ somos por ela atendidos,
É a mulher mais bela,/ Encanto da nossa vida.

Salve 08 de dezembro/ Dia muito especial,
Viver ao lado de Maria/ Quem é que não quer?

Salve Maria! Nossa mãe querida,
privilegiada/ sem pecado original.

 

Vida em Primeiro Lugar

Dia sete de setembro participei como também Ir. Marluce e Ir. Ednéia do 18º Grito dos Excluídos. Foi um espaço onde grupos, entidades, comunidades, consagradas(os) e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos, puderam manifestar suas inquietudes no grito profético "Queremos um Estado a serviço da nação que garanta direitos a toda a população."Este grito fez ressoar como denúncia a um modelo político e econômico que concentra riqueza e renda e deixando milhões de seres humanos a margem  da sociedade sem possibilidade de vida.Foi uma luta cirrada em busca de caminhos alternativos,de forma a devolver uma política  de inclusão social.Embora não estivesse toda a população cuiabana presente,porém, as pessoas mais necessitadas do Bairro Pedregal,  especialmente  os jovens,  fizeram  a  diferença  na participação ativa,movimentos,músicas, reflexões, celebrações... Foi impressionante  sentir a força da juventude na manifestação.Neste grito senti que foi um dia forte de uma  consciência política de luta, por uma causa  maior,segundo os critérios de justiça e verdade do Reino.Vida para todos e segundo os legados deixados por Emilie. Foi um momento genuíno e significativo onde pudemos alimentar nossos sonhos e esperança de que um outro mundo é possível! Ir. Denize Mendes.