Haiti, Porto Príncipe, 29 de Julho de 2013
Queridas Irmãs e Irmãos da “Família Azul”,
Seguramente vocês estão estranhando de não ter recebido notícias nossas. Hoje, de modo particular, nossas asas se levantam para chegar à cada uma de vocês, com nossas notícias. Queremos chegar à cada família, cada comunidade, colégio, amigos de Emilie e todas as Províncias, Vice-Províncias e delegações…
Antes de mais nada queremos dizer-lhes que seguimos de perto os acontecimentos vivenciados: encontros, profissões, visitas, partidas de seres queridos, preocupações com a saúde de pessoas próximas de nossos familiares e amigos…como também os acontecimentos em torno da visita do Papa Francisco no Brasil, com a Jornada Mundial da Juventude. Dizer-lhes também que Antonia se encontra descansando no Mato Grosso. Depois de ter feito uma cirurgia de cataratas nos dois olhos pode enfim realizar o seu desejo de “olhar com olhos novos!” . Fez uma consulta geral e seu estado de saúde está muito bom. Hoje, sabemos que está aproveitando dos encontros com seus familiares.
No Haiti, estamos de férias escolares de fim de ano. Os Jovens e as crianças têm esta capacidade de fazer-se sentir que estão presentes por onde se movimentam, com músicas, danças, futebol, risadas e muito baile. Este movimento é acompanhado de um calor abrasador do Caraíba.
Os Jovens maiores do Campo dos Refugiados, nossos vizinhos, tiveram a iniciativa de começar as férias com um Campeonato, chamado “Campeonato da Paz” como fruto da formação de construtores de Paz, que apenas começaram. Eles se organizaram para comprar as camisetas, as bolas, os prêmios etc… Isto nos dá uma alegria muito grande de ver como estão fazendo este processo de se posicionar, comprometendo-se com suas decisões e iniciativas.
Você sabia que o Haiti, conta com um grupo de Irmãs Haitianas que também, como Izabete, receberam a “Formação Humana Integral” em Montreal? Elas, em rede, ajudam o povo a superar situações traumáticas que os impedem de assumir sua própria história de vida! Em nossa Zona de Cazeau, Izabete acompanha de modo pessoal e grupal, mulheres, homens e jovens… ajudando- os na Restauração de suas Forças Vitais Humanas.
Também queremos contar-lhes que já começaram a construção do Centro! Ele se chamará Centro de Formação Emilie de Villeneuve, pretendendo ter um impacto social transformador na comunidade. A previsão é de terminar dentre de um ano. Os irmãos disseram que vão colocar duas pedras fundamentais: uma pela obra e a outra pela nossa paciência! Antes de começar a obra, nos convidaram para uma reunião com o arquiteto da Empresa Construtora para os últimos detalhes e a assinatura do contrato. Também vamos elaborar juntos um “convênio” para este projeto que temos em comum.
Nas cartas anteriores, já tínhamos partilhado que mesmo sem ter o Centro, já começamos a acompanhar pessoas e realizar alguns projetos solidários nos acampamentos. Assim, a Pastoral “TIMOUN PITI” Pastoral da Criança vai se enraizando cada vez mais. No acampamento as pessoas nos identificam com o acompanhamento dos pequenos; a criança no seu contexto familiar. Muitos tem se recuperado, graças à Multivitaminas que fizeram Rosa e Olga (leiga brasileira que trabalha conosco. Ela tem muita experiência em Nutrição). Cada mês controlamos o peso das crianças e as mães recebem formação para ajudá-las a melhorar a qualidade de vida.
Lentamente vai se fortalecendo na Diocese de Porto Príncipe a Formação dos Agentes voluntários Haitianos, que se comprometem no acompanhamento das famílias pela ‘Pastoral Timoun Piti’. Na Zona de Cazeau contamos com 42 agentes voluntários já formados e cada um acompanha 15 famílias.
Eles receberam a Formação pela Equipe do Brasil: Irmã Rosângela e o Padre Ademar. No dia 10 de Julho eles vieram dar a Formação ao último grupo aqui em nossa Paróquia vizinha, que Izabete tinha preparado, qualificando a pessoa do voluntário. Mesmo estando contente com a eleição de Rosângela na Equipe Geral, sentimos que deixe a Coordenação da Pastoral da Criança no Haiti. Porém, Deus é Providência e Ele nos envia um Padre Haitiano dos Oblatos de São Francisco de Sales, que fez sua Formação no Brasil e sua Congregação o libera para que se dedique a esta Pastoral junto ao seu povo. Agradecemos a Deus por este detalhe com os mais pobres. Temos todo o material em Francês e esperamos a tradução em breve em criolo.
Neste tempo de férias, recebemos muitos voluntários que vieram compartilhar a vida do povo e colaborar em diversos serviços. Recebemos 26 Jovens voluntários Mexicanos da Universidade dos Irmãos Lassalianos. Eles foram divididos em três grupos, segundo as comunidades dos Irmãos: Cazeau, Porto de Paz e Ilha da Tartaruga.
Na nossa Zona, em Cazeau, alguns trabalharam com os alunos e uma Médica com outros dois Jovens se dedicaram à saúde para as famílias dos acampamentos. Já é o segundo ano que eles vêm e juntos vamos aprendendo o que é melhor. Tanto para eles, como para nós é uma experiência muito enriquecedora. Eles trazem todo o material necessário para o trabalho dos 15 dias, remédios para as enfermidades mais comuns da população. Para isto, eles realizam em seus países atividades solidárias durante o ano para este serviço de voluntariado. Também chegam com um conhecimento básico da língua criola, que permite comunicar-se com as pessoas. Eles trabalham com os jovens do bairro e dos acampamentos.
Como nos preparamos para todas estas visitas? Fomos quatro dias em Abacou, ( Sul do Haiti) onde tem uma Praia maravilhosa. Na casa dos Irmãos Capuchinhos, amigos nossos que nos convidaram. Foram quatro dias de descanso Intercongregacional.
Antes de despedir-nos queremos dar o nosso AGRADECIMENTO a toda Congregação, a Província de Europa, (comunidade de Acqui, Limoges, Castres, Inner Wester…) Província da Argentina/ Uruguay ( Norte de Uruguay, São Clemente…) a Mato Grosso, São Paulo, Gabão, RDC que nos ofereceram em Castres durante o Capítulo o frutos de trabalhos solidários em favor dos mais pobres do Haiti. Obrigada aos Colégios e às Comunidades que colocaram seu “olhar e seu coração no Haiti. Nas malas da Isabel chegaram “presentes” para a Comunidade, remédios contra malária e todo tipo de lentes e proteção solar. Obrigada a toda Família Azul.
Neste dia de Santa Marta, desejamos à todas e a todos o amor de nosso pai.
Desejamos à cada uma esta capacidade de escolher a melhor parte!
Um forte abraço!!!
A Comunidade Missionária do Haiti: Antonia, Rosa, Izabete e Isabel